rotinas de comportamento padrão do site

MIP-RS Matriz de Insumo-Produto do Rio Grande do Sul 2003

logotipo da Fundação de Economia e Estatística

execução

logotipo do BANRISUL

patrocínio

logotipo da FAPERGS

apoio

Apresentação

A Fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heuser está divulgando os resultados da MIP-RS referente ao ano de 2003. A realização deste trabalho foi viabilizada mediante patrocínio do Banrisul e apoio institucional da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul e da Secretaria do Planejamento e Gestão, aos quais agradecemos a disposição em assegurar a execução do projeto.

Os resultados da MIP-RS são apresentados com uma abertura setorial e de produtos mais ampla que as edições anteriores. As relações de produção e consumo para a economia gaúcha são apresentadas de forma desagregada para 45 setores de atividade econômica e 80 produtos a eles vinculados. Também nesta atualização da MIP-RS, a Tabela de Usos da economia gaúcha é apresentada de forma completa, desagregando os componentes do Valor Adicionado para os 45 setores de atividade econômica. Adicionalmente, foi empreendido um esforço para desagregar determinados indicadores econômicos por classes de renda, tais como o número de pessoas ocupadas, os salários e o consumo familiar, os quais podem auxiliar na avaliação dos benefícios e custos sociais de determinadas políticas econômicas. Assim, a MIP-RS 2003 fornece um volume substancial de informações estatísticas que retratam as diversas relações de interdependência setorial e entre agentes econômicos do Rio Grande do Sul, assim como refletem as transformações econômicas recentes que têm moldado a matriz produtiva estadual e o padrão de interação da econômica gaúcha com o resto do país e o resto do mundo. O banco de dados da MIP-RS 2003, aqui disponibilizado à opinião pública, constitui um ferramental importante para a formulação e implementação das políticas dos gestores públicos e privados, tanto no âmbito econômico como no âmbito social.

Com a divulgação dos resultados deste projeto, a FEE, mais uma vez, afirma sua missão como órgão de pesquisa cuja função principal é a produção de estatísticas e análises para apoiar o sistema de planejamento socioeconômico do Estado.